sábado, 28 de fevereiro de 2009

Capacitaçãoi digital...















No NTE de Aquidauana, os professores da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, do município de Anastácio, fizeram curso de Capacitação Digital... Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2009... Ministrado pela professora Maria de Lourdes da empresa Frontiere de Campo Grande...
Boa pedida do diretor Prof Aldo, já que, alguns professores ainda desconheciam certos comandos do computador... esse curso fará de nós um pouco mais integrados a tecnologia pedagógica... Parabéns pela iniciativa!!!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carnaval...

Esta comemoração teve início na Europa, há muitos séculos, sendo preservada até hoje em países como França, Itália e Alemanha. Existem diversas explicações para sua origem, desde os festejos do ano novo às orgias de gregos e romanos.De acordo com o calendário cristão, celebra-se o carnaval na terça-feira anterior ao início da Quaresma, período de reflexão e recolhimento que, por sua vez, antecede a Páscoa e tem duração de 40 dias.No Brasil, a exemplo de outras festas populares, o carnaval adquire diferentes contornos conforme as tradições de cada região, mas sempre com marcante influência das cores e dos ritmos africanos.O frevo, o maracatu e os bonecos gigantes tomam conta das ruas pernambucanas, enquanto na Bahia milhares de pessoas pulam, dançam e cantam por horas a fio atrás dos trios elétricos.Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o carnaval de rua, dos blocos, cordões e marchinhas acabou transformando-se nos suntuosos desfiles das escolas de samba.



Este sou eu no concurso de fantasias de luxo organizado pela prefeitura municipal de Aquidauana, no carnaval deste ano (2009) onde consegui o prêmio de 1º lugar com a fantasia Rei das Águas Pantaneiras... Obrigado Deus por mais isto em minha vida...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Como criar um blog...

1. Escolha o provedor para o blog. Se você não tem um domínio, pense bem em pegar um porque se o site der certo depois você vai querer ter e a migração pode dar uma dor de cabeça. Vamos lá. Se você não tem domínio escolha o Blogger ou o Wordpress.com. Se você tem domínio (www.seunome.com) , instale o Wordpress.org. O Wordpress é um software que administra o blog e faz isso muito bem.
2. Depois que tiver o site instalado, você tem que configurar um tema. O tema é como seu blog ficará visualmente, cores, formatação, fontes e figuras. Se você não tem idéia de html e css, tanto o Blogger quanto o Wordpress tem temas prontos pra você. Com o tempo você pega experiência e vai alterando o tema conforme o seu gosto.
3. Uma coisa que você tem que aprender um pouco é sobre o SEO (Search Engine Optimization). O que é isso? É assim. Toda vez que você escreve um artigo o wordpress por exemplo pode grava-lo de uma maneira que o Google, Yahoo e outros sites de pesquisa encontrem mais fácil. Estou falando do link www para o artigo escrito. Tipo o meu artigo é
Criando um blog original em 10 dicas. Notem como o título virou o link da página. Isso se chama configuração de permalinks (links permanentes). No Wordpress vá em Options - Permalinks e entre com o custom (customizado). A fórmula do meu permalink é assim: /%year%/%monthnum%/%category%/%postname%/ (ano -mês - categoria - título). O plugin para Wordpress Optimal Title ajuda a fazer isso.
4. Instale ferramentas para colher estatísticas do blog. O que é isso?? Existem sites que sem custo algum administram relatórios de acesso ao seu blog. Quantidade de visitantes, quais páginas foram acessadas e muitas outras informações. O
Google Analytics e o SiteMeter são excelentes. Você cria a conta lá e coloca um pedacinho de código no seu tema principal, geralmente a página “main” (principal em inglês). Depois que coloca esse pedaço de código no seu tema as estatísticas são coletadas e você pode ver relatórios profissionais e a partir deles decidir que rumo tomar quanto ao que escreve e o que dá certo ou não.
5.
Ganhar dinheiro com o blog é uma boa idéia, mas tenha calma pois um blog vazio de conteúdo e cheio de anúncios pode criar uma má impressão nos visitantes. Configurar o adsense é mais complicado pois você só pode mostrar 3 anúncios na página e organizar o tamanho e posicionamento do anúncio de uma maneira que as pessoas cliquem nele é uma ciência não muito exata. Instalar o adsense é fácil, se você conseguiu instalar a ferramenta de estatísticas então é mais ou menos igual. Você tem que mexer nos arquivos do seu tema para colar o código (em javascript) do anúncio. Vai ser tentativa e erro, no fim você consegue.
6. Escolha um programa para poder escrever sem estar conectado na internet. No Mac eu uso o
Ecto. No Pc existem vários muito bons. O wbloggar é grátis. Com estes programas você vai poder ter seus artigos em texto no seu computador, bom para ter uma referência quando precisar.
7. Leia outros blogs. Utilize uma ferramenta de leitura de blogs. No Mac eu uso o
Vienna. No Pc você pode usar o rss reader. O Google Reader é um excelente leitor de notícias e blogs. Se você sabe inglês, existem tantos blogs que sua lista ficará enorme. Procure pelo google e verá.
8. Coloque fotos nos seus artigos. Uma imagem diz mais que mil palavras, chama atenção e pode fazer com que as pessoas passem mais tempo no seu blog somente vendo figuras. Pode parecer besteira mas é importante atrair atenção a qualquer custo.
O Wordpress tem muitos plugins para melhorar o blog e por isso eu acabei por optar por esse sistema. O Blogger é muito usado também e no fim das contas o que vai importar mesmo é o que você escreve. Escreva com regularidade e sobre assuntos que você conheça bem e lembre-se de dar um título que contenha as palavras chaves que definam seu artigo. Seja fiel a si mesmo. Escreva sobre tópicos populares para atrair tráfego. Pode existir pessoas que condenem isso mas com certeza já fizeram.
Portanto escrevam e escrevam. Foi assim que a internet virou o que é hoje, colaboração de pessoas anônimas que escrevem sobre um assunto que será
interessante para alguém.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Educar dançando



Pela primeira vez na história do Brasil a dança faz parte dos parâmetros nacionais da educação. Em nossos dias cada vez mais toma-se consciência da importância da dança como forma de expressão do ser humano. A dança hoje é percebida por seu valor em si, muito mais do que um passatempo, um divertimento ou um ornamento. Na educação, ela deve estar voltada para o desenvolvimento global da criança e do adolescente e vai favorecer todo tipo de aprendizado que eles necessitam. Uma criança que na pré-escola teve a oportunidade de participar de aulas de dança, certamente, terá mais facilidade para ser alfabetizada, por exemplo. A dança educativa revela a alegria de se descobrir através da exploração do próprio corpo e das qualidades de movimento. Este trabalho é dirigido para crianças a partir de três anos de idade e tem como ponto de partida a movimentação natural delas. Uma vez entendido a riqueza das possibilidades de movimento de uma pessoa, ficou impossível reduzir o ensino da dança para a repetição de alguns passos e gestos. Foi preciso um novo enfoque para dar conta das variações quase infinitas deles. Em vez de estudar cada movimento particular, o aluno compreende e pratica seus princípios. Tradicionalmente, a dança é algo para ser “apresentado e visto”. No mundo contemporâneo, entretanto, esta barreira entre o artista e o público está sendo quebrada. O desafio agora é estabelecer um diálogo mais próximo também entre a arte e a educação em uma mesma atividade, isto visa proporcionar vivências de dança que articulem a criação pessoal e coletiva de movimentos, a apreciação e o conhecimento da dança de modo a integrar a razão e o sensível, o individual e o coletivo, a arte e a educação. Através da utilização de uma metodologia específica, busca-se o alcance de qualidades físicas e psíquicas próprias da infância e da adolescência.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O LENHADOR


Existiu um Lenhador que acordava às 6 da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, e só parava tarde da noite. Esse lenhador tinha um filho, lindo, de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como bicho de estimação e de sua total confiança. Todos os dias o lenhador ia trabalhar e deixava a raposa cuidando de seu filho. Todas as noites ao retornar do trabalho, a raposa ficava feliz com sua chegada. Os vizinhos do Lenhador alertavam que a Raposa era um bicho, um animal selvagem; e portando, não era confiável. Quando ela sentisse fome comeria a criança. O Lenhador sempre retrucando com os vizinhos falava que isso era uma grande bobagem. A raposa era sua amiga e jamais faria isso. Os vizinhos insistiam: - "Lenhador abra os olhos ! A Raposa vai comer seu filho." - "Quando sentir fome, comerá seu filho ! " Um dia o Lenhador muito exausto do trabalho e muito cansado desses comentários, ao chegar em casa viu a Raposa sorrindo como sempre e sua boca totalmente ensanguentada ... O Lenhador suou frio e sem pensar duas vezes acertou o machado na cabeça da raposa ... Ao entrar no quarto desesperado, encontrou seu filho no berço dormindo tranquilamente e ao lado do berço uma cobra morta ... O Lenhador enterrou o Machado e a Raposa juntos. Se você confia em alguém, não importa o que os outros pensem a respeito, Siga sempre o seu caminho e não se deixe influenciar...