quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Aula para o curso de Turismo - UFMS/CPAQ - 07/10/2010

Gráficos e tabelas no excel na aula de informática
Objetivo
Produzir, analisar e comparar gráficos em computador.

Conteúdos
- Coleta e organização de dados.
- Recursos visuais (gráficos e tabelas) para sintetizar informações.

Material necessário
Programa Excel.

Desenvolvimento
- Selecione um tema para uma pesquisa de dados. Uma sugestão são dados do desenvolvimento físico, como a altura dos integrantes da turma. Organize a medição e anote os resultados no cadrno.

- Pesquise exemplos de gráficos em sites para decidir o melhor jeito de apresentar os dados coletados: discriminar a altura de aluno por aluno ou agrupando-as. A turma decide as faixas mais adequadas aos dados.

- No Excel, abra uma planilha e crie uma tabela com duas variáveis: as faixas de altura definidas e o número de estudantes. Selecionando a tabela e clicando no botão "assistente gráfico", gere um gráfico de colunas. Explore os recursos do assistente introduzindo um título, retirando e acrescentando rótulos de dados e nos eixos X e Y, linhas de grade etc. Discuta: em qual das opções a informação fica mais clara?

- Com o auxílio do assistente, gere gráficos de barras, colunas, pizza e linhas. Qual o melhor tipo para mostrar os dados coletados? A classe deve perceber que os gráficos de barras e de colunas são os mais adequados para comparar os valores de diferentes categorias, os de linhas para mostrar o sobe-e-desce de uma determinada variável ao longo do tempo e os de pizza para mostrar a proporção das categorias no universo pesquisado.

- Escolha um gráfico e envie para: profedson01@gmail.com com o nome de todos os integrantes.

Grande abraço e bom trabalho...

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