segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dinâmica - Jogo da Memória...

Materiais:
Você pode recortar papéis no tamanho de um cartão de visita e fazer desenhos neles desde que cada desenho seja repetido em dois papéis. Se você não é um ótimo desenhista pode fazer desenhos simples como: círculos, triângulos, quadrados e recorte de figuras semelhantes, apenas tome cuidado para que estes desenhos fiquem visíveis sem que as pessoas precisem sair do lugar para identificá - los.

Desenvolvimento da Brincadeira:
Embaralhe as figuras para que fiquem bem misturadas umas com as outras e distribua para o grupo, uma para cada participante. Uma pessoa não pode ver a figura da outra até que seja solicitado a ela que mostre.
Se a quantidade de pessoas der um número par, a tutora não deverá pegar uma figura para si, se for impar, aí sim a tutora deverá participar porque o número dos participantes deve dar sempre par, já que as figuras serão distribuídos sempre tendo 2 iguais.
Após a distribuição a tutora escolherá uma pessoa para começar o jogo. A função do escolhido será descobrir quem tem um desenho igual ao seu. Ele escolherá um participante que deverá mostrar a figura que tem na mão para que todos vejam e memorize, mesmo que o palpite esteja errado. Se o participante acertar ele terá direito continuar no jogo e ir revelando as pessoas que tenham figuras iguais, se errar passa a vez para pessoa que está ao seu lado que também terá que descobrir quem tem uma figura igual a sua e assim dar continuidade na
formação dos pares.
O ganhador será aquele que conseguir apontar onde estão todas as pessoas do grupo com as figuras iguais.

Vai ser super legal... pode confiar...
Faça com sua turma e me conte!!!

Dinâmica do Terremoto

Vamos deixar de lado o egoísmo e pensar coletivamente a fim de atingir um objetivo maior - ser feliz com todos que estão ao nosso redor.

Materiais: Espaço livre para que as pessoas possam se movimentar, mas quanto menor o espaço mais trombadas.

Participantes: Devem ser múltiplos de três e sobrar um. Ex: 22 (7x3 = 21, sobra um) -Material: Para essa dinâmica só é necessário um espaço livre para que as pessoas possam se movimentar

Desenvolvimento: Dividir em grupos de três pessoas, lembre-se que deverá sobrar um. Cada grupo terá 2 paredes e 1 morador. As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes. A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:

1 - MORADOR!!! - Todos os moradores trocam de "paredes", devem sair de uma "casa" e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma "casa", fazendo sobrar outra pessoa.

2 - PAREDE!!! - Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém.

3 - TERREMOTO!!! - Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Obs: NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador. Repetir isso até cansar...

Conclusão: Como se sentiram os que ficaram sem casa? Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio? Passar isso para a nossa vida: Nos sentimos excluídos no grupo? Na Escola? No Trabalho? Na Sociedade?

Fiz essa dinâmica com meus alunos do Normal Médio... foi muito divertido!!! Faça também e depois me conte!!!

Jogo Matemática com palitos...

Esse jogo é para estimular o raciocínio de quem está aprendendo adição e subtração, podendo ser repetidas várias vezes, à medida que forem desenvolvendo suas habilidades.

Em posição de círculo, sentados no chão e com 3 palitos a cada um. Com as mãos para trás cada um deve escolher quantos palitos ficarão na mão direita, depois deve dizer quantos palitos há na mão de todos no total. Quando todos tiverem dado seu palpite, colocar a mão direita aberta para frente e procedem-se à contagem, todos contando em voz alta até chegar ao resultado. Ganha quem aproximar-se mais do resultado final.

Repetir várias vezes e ganha quem acertar mais. O jogo pode ser repetido várias vezes por mês e pode-se ir fazendo um quadro em que se registram os nomes dos ganhadores. No final do mês pode-se dar um prêmio ao campeão do mês.

Divirtan-se e depois me contem!!!