segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dias 17 e 18/10/2011 - Aula para os 7º anos A e B - IEF

1- Recortar, Copiar e Colar Um texto.
Recortar: Com esta função removemos um caractere ou objeto e damos um novo destino a ele. Ou seja, o mudamos de lugar.

Copiar: Com esta função podemos copiar qualquer caractere ou objeto inserido em nosso documento. Ou seja, fazer uma cópia de um texto ou uma figura.

Colar: Quando especificarmos onde o documento deverá ser copiado ou recortado, damos um clique em colar para que confirmemos a operação.


Apresentação


Trabalhar com computador ficou mais divertido e produtivo nos últimos anos. Com o lançamento do windows o computador ganhou mais vida, passamos a trabalhar com imagens, muitas cores , tornando agradável o estudo e o trabalho dos usuários de microcomputadores.



I – Selecione o Texto Apresentação. Dê um clique com o botão direito do mouse e vá em Copiarou através do teclado tecle a tecla Ctrl+C, em seguida lá no Word dê outro clique com o botão direito do mouse e vá em Colar ou através do teclado tecle a tecla Ctrl+V.


II - Selecione a palavra Windows localizada no texto colado, Dê um clique com o botão direito do mouse e vá em Recortar ou através do teclado tecle a tecla Ctrl+X, em seguida lá no Word em um novo arquivo dê outro clique com o botão direito do mouse e vá em Colar ou através do teclado tecle a tecla Ctrl+V.

2- Desfazer e Refazer
Estas duas ferramentas são muito úteis para nosso melhor desempenho no Word, por exemplo: quando quisermos desfazer tudo o que fizemos em nosso texto, é só ir clicando na ferramenta desfazer, localizada na parte superior da tela ou através do teclado tecle a tecla Ctrl+Z se errarmos algo em nosso texto, esta opção será muito útil. Já a opção refazer, conseguimos refazer tudo aquilo que desfazemos


.3. Trabalhando com clip-Arts
O Microsoft Word possui um “gerenciador de Clip-Arts” que serve para organizar todas as figuras que o acompanham. Vamos aprender a colocá-la em nosso texto

1. Dê um clique no Menu Inserir, Aponte para Imagem, no quadro que aparece, dê um clique na opção Clip-Arts.Perceba que aparece uma cortina ao lado direito da tela, vamos conhecer suas principais funções.


No campo procurar por: apague o texto existente e digite: Computador, para confirmar dê um clique no botão ir, ou, pressione a tecla Enter. Escolha uma figura das que aparecerem (caso seja necessário utilize a barra de rolagem), após escolhê-la, dê um clique sobre ela para inseri-la.


OBS: Quanto mais você clicar na figura, mais ela será inserida em seu documento.



4. Formatando uma Figura.


Quando inserimos uma Figura, podemos formatá-la de acordo como queremos. Para isso iremos precisar de uma Barra, chamada Barra da Imagem.


Para que esta barra possa estar disponível, nossa figura deve estar selecionada.


Se a figura não tiver selecionada, Dê um clique sobre ela para seleciona-la.

Quando selecionamos uma figura, aparecem quadradinhos em volta dela e um linha com tonalidade mais forte realça o contorno dela. Os Quadradinhos são chamados de “Alças de redimensionamento” é nela que propagamos o tamanho da figura.



3. Vamos fazer um teste. Dê um clique em uma das alças e não solte, faça um movimento paraaumentá-la ou diminuí-la. Perceba que com estas alças, redimensionamos a figura para o tamanho que desejarmos. Para confirmar é só soltar o botão.

Perceba que a Barra da Imagem, aparece quando a figura esta selecionada. Vamos conhecer suas principais funções. Veja a figura abaixo:



Para saber o nome de cada função, passe o Mouse nelas, que ele lhe mostrará o nome de cada item.

Inserir Imagem: Com esta opção podemos inserir uma figura, salva em nosso computador, Por exemplo: uma Foto sua. Podemos encontrar esta opção também no Menu Inserir, Imagem e clicar Do Arquivo.

Cor : Com esta opção podemos colocar a figura em quatro tonalidades diferentes: Automático, Escala Cinza, Preto e Branco e desbotado.

Mais contraste e menos Contraste::Com estas opções aumentamos e diminuímos o contraste da figura. Proporcionando a tonalidade que quisermos.

Mais Brilho e Menos Brilho: com estas opções podemos aumentar e diminuir o brilho da Figura. Proporcionando a Tonalidade que queremos.
Girar 90º para esquerda: esta opção permite que giremos a figura para o lado esquerdo em 90º graus.
Estilo de Linha: podemos colocar uma borda em volta da figura, basta clicar nesta opção e escolhermos um estilo de linha.Disposição do texto (layout): Esta opção é uma das mais importantes, que temos para que nossa figura fique formatada de acordo com nosso texto. Vamos entender melhor:


Quando inserimos uma figura ela fica com o layout desproporcional ao nosso texto, ou seja, não conseguimos move-la facilmente, ou ate mesmo, trabalhar com ela. Então precisamos dessa opção para colocar nossa figura fique rente ao nosso texto
Vamos lá! E muita Atenção


Atividade:

Adicione a figura de um computador no meio do texto visto anteriormente em nossa aula. Utilizando os seguintes passos:
Quando inserimos uma figura ela fica com o layout desproporcional ao nosso texto, ou seja, não conseguimos move-la facilmente, ou ate mesmo, trabalhar com ela. Então precisamos dessa opção para colocar nossa figura fique rente ao nosso texto
Vamos lá! E muita Atenção

1. Dê um duplo clique sobre a figura, com isso é aberto à caixa de diálogo formatar Imagem, dê um clique na Guia Layout, nela você irá encontrar a opção Disposição do texto, perceba que a caixa selecionada esta Alinhado, nas caixas a uma figura de um cachorro com linhas, isto indica como sua figura ficara em relação ao texto. Por exemplo: se você escolher a opção Na frente sua figura ficará em frente ao texto, sendo fácil movê-la, pois ela não está em contato com ele.


2. Dê um duplo clique sobre a figura, e vá à Guia Layout, escolha a opção atrás do texto, e clique em OK. Perceba que a figura ficará atrás do seu texto

3. Mova a figura, até que ela seja posicionada no centro do seu texto. Clique no botão Cor e escolha a opção Desbotado. Perceba que a tonalidade da figura fica em efeito de marca d’água.


Fonte:http://informaticauniversitario.blogspot.com/2011_08_01_archive.html

Nenhum comentário: