segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia 18/10/2011 - Aula para 9° ano - IEF

SISTEMA OPERACIONAL

Um Sistema operacional nada mais é do que um programa, mas um programa muito especial – talvez o mais complexo e importante em um computador. O sistema operacional acorda o equipamento e faz com que ele reconheça o processador, a memória o teclado, o sistema de vídeo. Além disso, ele oferece aos usuários a facilidade de se comunicar com o computador e serve de plataforma para a execução de programas aplicativos.

O sistema operacional é uma das partes mais fundamentais do computador. Em um certo sentido, ele é a parte integrante da máquina e é tão importante conhece-lo quanto o é conhecer o próprio computador. Certamente, você pode usar um computador todos os dias sem saber que tipo de sistema operacional ele usa, mas as pessoas que compram programas e fazem, elas mesmas, a manutenção dos seus sistemas precisam estar informadas. Por exemplo, sempre que você for baixar um programa ou jogo, terá que saber se aquele produto funcionará em seu computador por causa do tipo de sistema operacional que você usa. Algumas empresas desenvolvem programas para apenas certos tipos de sistema operacional.

Resumindo: o sistema operacional tem a função de gerenciar os recursos de hardware (impressora, monitor, teclado, mouse, memórias etc), e fornecer uma interface com o usuário (você seleciona ações usando o mouse, dando cliques em ícones).

Exemplos:

(MS-Dos)


(Windows)


(Amiga)


(Mc Os)


(Mc Os)


(Mc Os)


Trabalho: sobre os sistemas operacionais com no máximo 3 pessoas para próxima aula dia 24 de outubro de 2011, IMPRESSO.


  • Falar sobre a história dos sistemas operacionais
  • Escolher 6 dos 10 sistemas operacionais citados a baixo e falar sobre cada um deles

  1. Linux
  2. FreeBSD (Unix)
  3. Microsoft Windows
  4. MS-DOS
  5. OS 2 (IBM)
  6. Mac OS X (Aplle)
  7. Amiga
  8. Ubuntu
  9. PDAs
10.Kurumim





Fonte: http://informaticauniversitario.blogspot.com/2011_08_01_archive.html

Nenhum comentário: