segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dia 31/10 e01/11 - 2011 - Aula para os 7º anos A e B - IEF




O que é um computador?







Acredite se quiser, o computador é apenas um eletrodoméstico – uma máquina feita de plástico e metal, projetada para automatizar tarefas rotineiras. Alguns eletrodomésticos, como fornos elétricos e aspiradores de pó, aliviam o tédio de nossas tarefas domésticas diárias. Outros, como televisões e aparelhos de som, foram projetados para dar prazer ao nosso dia-a-dia. Os computadores foram projetados para fazer as duas coisas







É verdade que um computador é um pouco mais complicado que um forno elétrico, mas é isso o que o torna mais interessante e divertido. Com um forno elétrico, você assa, grelha ou tosta. Com um computador, você organiza, calcula, desenha, educa, programa, ilustra, edita, comunica... uma lista infindável de utilidades!







No interior de todos os aparelhos existem fios e, cabos, parafusos e porcas que provavelmente você jamais conhecerá. O mesmo acontece com os computadores, porém neste caso, quanto mais você souber, mais chances terá quando chegar a hora de adquirir um novo equipamento ou de consertar o atual.












O que é Hardware







Os componentes físicos de um computador – partes que você toca – são chamados de hardware. O teclado, o monitor e a caixa que contém a unidade de sistema são considerados hardware. O mesmo se aplica aos cabos de conexão, aos componentes eletrônicos que fazem funcionar e aos parafusos que os mantêm unidos.














O hardware do computador também inclui outros dispositivos conectados a ele, chamados periféricos. Alguns periféricos que você deve possuir são impressoras, modems e mouses.



























O que é Software







Software são os programas que você executa no computador. Eles são compostos de instruções codificadas que informam ao hardware como processar as informações. Os dois tipos de software existentes são os seguintes:
















  • Software básico – determina como os componentes do hardware devem operar e como o computador devem reagir aos comandos. Algumas pessoas imaginam o software básico como um guarda de trânsito, que controla e coordena o fluxo de informações dentro do sistema do computador.





O Microsoft Windows é um exemplo de software básico. O software básico geralmente está embutido no computador ou é instalado no micro por alguém, antes de ser vendido.
















  • Software aplicativo – é um programa usado na execução de tarefas específicas, como processamento de textos ou editoração de fotos e imagens. O Microssoft Word e o Adobe Photoshop são exemplos de programas aplicativos comuns.





Você pode instalá-los usando pen drives, CDs ou transferindo-os de outro computador associado a uma mesma rede para o seu.



















Um (Breve) Histórico sobre Computadores Pessoais










Os computadores antigos eram impraticáveis. Ocupavam muito espaço, custavam uma pequena fortuna e não executavam muitas funções úteis. Assim como os dinossauros – grandes, pesados e não muito brilhantes – os computadoes eram adequados à ficção cientifica do que a lares e escritórios.







No entanto, o futuro estava ali, e pesquisadores trabalharam com afinco para descobrir maneiras de armazenar mais e mais capacidade de processamento em caixas cada vez menores. Em 1981, a IBM lançou o microcomputador – uma máquina projetada para ocupar o espaço de uma mesa de trabalho e fornecer o processamento de informações para uma pessoa – e batizou-o de IBM PC.







O IBM PC não é mais o único microcomputador existente no mercado. Outros fabricantes produzem PCs compatíveis com o IBM PC. Compatível significa que os computadores foram baseados na mesma tecnologia que os IBM PCs e podem executar os mesmos programas. São chamados também de clones, pelo fato de serem projetados para funcionar da mesma maneira que os produtos da IBM.







Alguns fabricantes desenvolveram computadores que usam uma tecnologia completamente diferente. É o caso da Apple, cuja série de Apple Machintosh não é compatível com os IBM PCs, e que, apesar de serem computadores pessoais, não são considerados PCs. Não é que não sejam tão bons quanto os IBM, são apenas diferentes. É uma questão de escolha. Você deve escolher um modelo que atenda às suas necessidades.







Você vai escutar a palavra “compatível” sendo usada para descrever programas de software e dispositivos de hardware. Se um componente de um sistema de computador é compatível com outro, significa que eles podem operar juntos sem causar problemas. Caso contrário, não funcionarão. Desse modo, os softwares projetados para serem executados em um IBM PC não podem ser executados em um Apple Macintosh.







Todos os PCs necessitam de hardware e software para poderm funcionar. O hardware fornece a base, e o software, a informação. Imagine o software como o cérebro e o hardware como os músculos.


















Responda as questões abaixo e as entregue para o professor:













  1. Por que podemos dizer que o computador é apenas um eletrodoméstico?







  2. O que é Hardware?







  3. O que é Software?







  4. O que é um software básico?







  5. O que são softwares aplicativos?













Fonte: http://informaticauniversitario.blogspot.com

Nenhum comentário: