segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia 17/10/2011 - Aula para 8° ano - IEF



Componentes básicos do hardware


A maioria dos PCs vendidos atualmente é fabricada com os mesmos componentes básicos de hardware. Na época dos primeiros computadores era encontrado no mercado apenas um modelo. Atualmente, o progresso tecnológico tornou possível armazenar esses componentes básicos de várias maneiras diferentes. Desde que você possua os componentes básicos de sistema, o tamanho e a forma do computador serão apenas uma questão de preferência ou necessidade.


A unidade de sistema



A unidade de sistema, também chamada de gabinete, é a caixa que contém as “entranhas” do seu computador. Se você tirar a tampa da caixa, poderá ver os componentes eletrônicos – Chips, fios e circuitos – que são responsáveis pelo processamento das informações.



O botão que liga o computador está localizado na Unidade de sistema. O cabo de força principal está ligado à unidade de sistema. As luzes indicadoras informam quando as opções estão ativadas. As unidades de sistema possuem também um botão de reinicialização (reset) destinado à reinicialização do computador.



Dentro da unidade de sistema está o componente mais importante do computador, a Unidade central de processamento (CPU), assim como a memória do computador.



Todos os periféricos são conectados à unidade de sistema. Alguns como placas de Modens, localiza-se dentro da caixa; Outros, como impressoras, são conectados por intermédio de cabos na parte externa da unidade de sistema, chamados de portas.






CPU – Unidade Central de Processamento (Processador)






É onde são processadas as instruções e os comandos. Pode-se dizer que é o “cérebro” do computador. É quem comanda todas as demais partes da máquina de forma ordenada e rápida. Éonde ocorrem os cálculos e onde as informações são recebidas e processadas para apresentar o resultado exigido.



A CPU é identificada através do nome que o



fabricante define e também pela velocidade de funcionamento.






Alguns exemplos de CPU, ou processador:





· Pentium 133 Mhz significa que o fabricante é a Intel e que sua velocidade é de 133 milhões de operações por segundo.





· K6 II 300 Mhz significa que o fabricante é a AMD e sua velocidade é de 300 milhões de operações por segundo.



Existe a possibilidade de que até o final do ano 2000 já tenhamos processadores de até 1000Mhz, o que significa capacidade de processar até um bilhão de operações por segundo.





Teclado



É um equipamento formado por teclas com as letras, números e outros caracteres ou símbolos.



Serve exclusivamente para repassarmos informações ao computador, por isso ele é um equipamento de entrada de dados.





Existem vários tipos e modelos de teclados, mas os mais utilizados no Brasil são aqueles que possuem os acentos da língua portuguesa, além do c-cedilha (ç).





Podemos digitar também outros caracteres além daqueles impressos nas teclas. Para isso precisamos saber qual a combinação de teclas que gera esse caracter ou que executa determinado comando. Por exemplo, no editor de texto Word, se pressionarmos as teclas e em conjunto, executará o comando para pesquisa de palavras no texto.





Mouse



Mais um tipo de equipamento de entrada de dados. O mouse possui sensores que identificam se o mesmo foi movimentado para cima/baixo ou esquerda/direita. Cada movimento no mouse gera um movimento no mesmo sentido e direção do cursor na tela. Além disso, ele possui dois ou mais botões, dependendo do modelo, que varia de função conforme o programa que estamos utilizando. Por exemplo, no Windows, ao clicarmos duas vezes com o botão esquerdo em um programa, o mesmo será executado. Se clicarmos uma vez com o botão direito, surgirá a “tela de atalho” com alguns comando referente aquele arquivo selecionado.







Monitor ou Tela



Diferentemente do mouse e do teclado, a tela, ou monitor, ou ainda terminal de vídeo, é utilizada para saída das informações, pois apresenta aos usuá



rios os resultados esperados com o processamento e execução de determinado comando.



Os monitores são medidos por polegada. Os mais utilizados são os de 15 e 17 polegadas.












Discos (flexíveis e rígidos)





Os discos são dispositivos que servem para armazenar (guardarmos) informações para uso posterior.



Podem ser removíveis, também chamados de flexíveis: Cds, Pen Drives.





• Ou fixos, também chamados de rígidos: Disco rígido ou HD (hard Disk). A capacidade de armazenamento depende do modelo e do fabricante. Atualmente encontramos computadores com discos rígidos com capacidade variando de 40 a 80 GB, mas existem outros com capacidade bem acima destes números.







CD ROM



Armazena dados e informações e funciona com leitura ótica, ou a laser.



É o mesmo CD utilizado para gravação de músicas






Memória





A memória de um computador serve basicamente para armazenamento daquelas informações mais utilizadas pelo computador, para que, ao acessá-las, o processador utilize menos tempo do que levaria se acessasse diretamente de um dos discos da máquina.





A diferença fundamental com relação aos discos (fixos e removíveis) é a capacidade de armazenamento (geralmente entre 16MB e 128 MB), mas principalmente o fato de que ao desligarmos o computador, todas as informações gravadas na memória são perdidas, não ficando gravado neste dispositivo para uso posterior.



Esta memória é conhecida também pela sigla RAM (Memória de Acesso Randômico).







Impressoras





As impressoras são equipamentos que permitem a apresentação das informações em papel. Existem vários tipos de impressoras. A qualidade e velocidade de impressão dependem do tipo que usamos. As mais encontradas são matricial (modelos mais antigos), laser e jato de tinta, podendo ser colorida ou monocromática (preto e branco).




Pela sua particularidade em exibir informações impressas, este equipamento é considerado de saída.











Kit multimídia




É um conjunto de equipamentos, cuja principal funcionalidade é o de processar, armazenar e apresentar efeitos multimídia aos usuários. Por exemplo um arquivo de som, imagens e gráficos, vídeos, etc.




Os principais componentes do kit multimídia são:




· DDrive de CD: Serve para ler/gravar no CD ;




· PPlaca de Som: Converte os sinais e comandos do computador em sons que sejam audíveis ao ouvido humano;




· Caixa acústicas amplificadas: Servem para reproduzir os sons enviados pela placa de som;




· MMicrofone: Utilizado para gravação de sons;





· Discos CD;



Responda as perguntas abaixo e as entregue ao professor:






  1. Qual a função dos dispositivos de entrada e saída?


  2. Cite 3 dispositivos de entrada, comente sobre eles:


  3. Cite 2 dispositivos de saída, comente sobre eles:


  4. Como é chamado o Hardware considerado como sendo o “cérebro” do computador?


  5. Por que não é válida a afirmação: “Um computador com mais poder de processamento pode armazenar mais programas.”?


  6. Para que serve a memória de um computador?


  7. Por que não é válida a afirmação: “Vale aumentar a capacidade da Memória principal para que o acesso aos meios magnéticos (PenDrives,HD) seja mais rápida.”?



Fonte: http://informaticauniversitario.blogspot.com/2011_08_01_archive.html

Nenhum comentário: